Dicas para montar um site de lançamento de livro

Dicas para montar um site de lançamento de livro

Gostou? Compartilhe!

Boa tarde, leitores e leitoras!

Estou envolvida com o lançamento do meu livro Dezembro, que está programado para Março/2018, e, com isso muitas coisas me vêm à cabeça. Uma delas é: montar um hotsite fabuloso, com todas as informações necessárias para ajudar os interessados a conhecer melhor o livro a comprá-lo!

Para isso, fui buscar ajuda na grande rede e encontrei esse site com algumas dicas essenciais para montar uma landing page para lançamento de livros. Para quem não sabe, uma landing page é um “site de uma página só”, uma página única que contém todas as informações necessárias para quem a visita, bastando rolar a barra do navegador. Eu gosto muito de landing pages e acredito que, para lançamentos de livros ou currículos de autores, elas são mais úteis do que sites muito complexos.

Fiz uma tradução adaptada das dicas que encontrei para quem não lê inglês fluente. Se você é fluente, recomendo visitar a matéria original para não perder nenhum detalhe. Seguem as dicas para quem ainda tem dúvidas ou quer melhorar a página de lançamento de seu livro!

Dica #1 – DOMÍNIO: compre um domínio que combine com o título do seu livro. Então aponte-o para a página do seu website onde a página de lançamento do seu livro está. Isso fará com que seja mais fácil que outros saibam onde encontrar o livro durante o lançamento.

Dica #2 – URL COM O TÍTULO DO LIVRO: Quando você cria uma ‘landing page’, ela automaticamente terá o endereço deu seu site. Mas, se você quiser dar um passo adiante, tenha certeza que o resto do endereço inclua palavras-chave para o título do seu livro. Isso ajuda a aumentar o SEO.

Exemplo de como o endereço deve ser: http://www.meusite.com/nome-do-livro

Pela tradutora: Para meu livro que será lançado, já escolhi https://tatianamaretoescritora.com/dezembro, que atrai visitantes tanto para meu site de escritora quanto para meu site do lançamento!

Dica #3 – CAPA DO LIVRO EM 3D: Contrate um designer que possa fazer a capa do seu livro e criar uma imagem 3D que fará seu livro destacar-se na página! Visuais como este ajudam a vender o livro quando as pessoas veem como ele vai ficar, capturam a atenção dos leitores e ajudam a convencê-los a realizar uma ação imediata.

Pela tradutora: Eu faço capas em 3D usando mockups gratuitos que encontro na internet.

Dica #4 – OPINIÕES: Durante as fases finais de escrita do seu livro, distribua cópias prévias para colegas de sua confiança para que eles possam providenciar suas opiniões para o lançamento do livro. Inclua essas opiniões com uma foto do colega e, se possível, mais informações sobre ele, à página de lançamento do livro.

Pela tradutora: Para quem publica livros no Wattpad ou outra plataforma, antes de lançá-lo em formato físico e/ou e-book, pode aproveitar como opinião os comentários dos leitores já adquiridos, ou fazer um concurso entre os leitores. A experiência do Wattpad maximiza e potencializa essa ferramenta. 

Dica #5 – DESCRIÇÃO DO LIVRO: Antes de decidir fazer a compra do seu livro, pessoas precisam primeiro de mais informações sobre o que vão aprender ou experimentar depois de ler, ser convencidas que o livro vai ajudá-las (ou entretê-las) de alguma forma, e que benefícios elas obterão. Sempre responda quando eles perguntarem “o que há nesse livro para mim”?

Dica #6 – FRASES DE EFEITO: Use frases provocativas para separar as seções do seu site de lançamento e fazê-las segmentos “fáceis de ler”. Use fontes maiores e cores contrastantes para fazer essas frases de efeito aparecerem bastante e serem fáceis de serem vistas. Dessa forma, se as pessoas apenas lerem as frases de efeito, elas já terão recebido as mensagens importantes da página.

Dica #7 – FOTO DO AUTOR: Inclua uma foto profissional (da cabeça, preferencialmente), juntamente com uma biografia curta, assim os possíveis leitores podem ver quem escreveu o livro e conectar-se com você emocionalmente. Isso é uma chave para construir confiança, então um elemento essencial da página.

Dica #8 – CALL TO ACTION: Crie uma chamada que leve os possíveis compradores a adquirir seu livro – que é seu maior objetivo. Você deve fazer com que seja simples e valioso. Também ajuda adicionar urgência que vá compelir os compradores a decidir imediatamente e não depois. Muitas vezes, usar uma oferta de tempo limitado ou oferecer um presente (brinde) é uma ótima forma de criar urgência.

Então, sua chamada pode ser algo assim: “Adquira seu exemplar de MEU LIVRO hoje e, por um tempo limitado X, obtenha acesso imediato cenas extras / ganhe marcadores personalizados / receba desconto X”

Dica #9 – BOTÃO “COMPRE AGORA”: É importante ter chamadas tanto gráficas quanto escritas para implementar a conversão. Então, coloque bem debaixo de sua chamada “call for action”, como descrito acima, um botão laranja ou vermelho que literalmente diga às pessoas o que fazer: CLIQUE AQUI PARA COMPRAR AGORA. 

Dica #10 – PRÓXIMOS PASSOS e FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO: Uma mente mais confusa dirá “não” para comprar seu livro se as coisas estiverem complicadas, então é seu objetivo garantir que todos os passos envolvidos na compra do livro e recebimento de eventuais brindes estejam claros como cristal.

Se seus livros estão à venda na Amazon e você precisa que o comprador apresente comprovante para receber seu bônus ou presente, então, em um “passo a passo” numerado, diga para primeiro comprar o livro na Amazon (e dê o link), recuperar o número do pedido ou printar a tela ou baixar o comprovante de compra, e então voltar para o site e enviar essa informação em um formulário próprio para isso.

Esse formulário deve conter, ao menos, o nome completo do comprador, endereço de e-mail e um campo para inserir o número do pedido ou enviar o comprovante.

Ainda, oferecer um presente com a compra não apenas ajuda a convencer as pessoas a comprar, mas também serve como uma forma da construir uma lista. Isso ajuda você a saber quem comprou seu livro e continuar a desenvolver um relacionamento com eles por meio de listas de e-mail e newsletters.

Dica #11 – REDES SOCIAIS (E COMPARTILHAMENTO): Se você quer fazer tudo para ajudar a espalhar a palavra sobre seu livro, assegure-se de adicionar botões de redes sociais (com compartilhamento) para ajudar seus leitores e fãs a compartilharem o livro com seus amigos e seguidores.

Adicione botões de compartilhamento no final da página, tanto da ‘landing page’ quanto da página de agradecimentos depois que os leitores submeterem o formulário indicando que compraram o livro caso você esteja fazendo isso pelo seu site.

Dica #12 – GRÁFICOS DE REDES SOCIAIS: Alguns fãs poderão querer levar o compartilhamento em redes sociais para outro nível e ajudar a contar as novidades sobre seu livro para outras pessoas. Por isso, a dica é facilitar para que eles criem alguns gráficos e banners que possam simplesmente copiar e colar e usar nas redes sociais ou até mesmo nos blogs para ajudar a espalhar a palavra.

Pela tradutora: Eu elaboro sempre gráficos com quotes dos meus livros para que as pessoas possam compartilhar nas redes. É uma boa forma de ajudar a divulgar a obra.

Dica #13 – HASHTAGS: Não esqueça do poder das hashtags. Crie uma hashtag de lançamento de seu livro que seja exclusiva e que as pessoas possam usar para promovê-lo nas redes sociais. Isso também ajuda a rastrear quantas pessoas estão ajudando a espalhar as notícias.

Fonte: Dicas-chave para uma eficiente página de lançamento de livro, por Susan Friesen.


Gostou? Compartilhe!

Deixe uma resposta

Fechar Menu