Roupas íntimas femininas – Século XIX

Roupas íntimas femininas – Século XIX

Compartilhe!

Precisamos pesquisar o tempo todo para escrever livros, mesmo de ficção. Quando mergulhei nos romances de época, desejei mostrar às minhas leitoras os costumes reais da Inglaterra Vitoriana, o contexto histórico que escolhi para ambientar minha primeira série de romances. Meus personagens são pessoas “à frente do seu tempo”, pois têm alguns hábitos diferentes da maioria. Mesmo assim, a narrativa tenta descrever, com maior fidelidade possível, todos os costumes e regras de uma sociedade tão moralista como a londrina.

Como há muitas cenas sensuais nos meus livros, precisei estudar sobre as vestimentas femininas. Os homens também usavam muito pano, mas eram roupas mais simples. As mulheres vestiam tanta coisa que tem até mesmo uma sequência exata para que cada peça seja colocada. Para me ajudar e visualizar – porque sou bastante visual! – as roupas íntimas das mulheres vitorianas, decidi usar o Pinterest e não me arrependi. Vou mostrar aqui algumas peças para vocês se divertirem como eu, conhecendo o vestuário feminino que ficava por baixo dos vestidos.

Essa é uma composição básica de camisa e calçola, com laços, bem bonitinha. Costumava ser a peça mais íntima das mulheres, o que elas vestiam por baixo de tudo. Um detalhe: a calçola tinha uma abertura no centro, para que a mulher pudesse “atender ao chamado da natureza” sem precisar tirar camadas e mais camadas de roupa.

Nessa peça isolada, creio que vocês podem ver melhor a abertura no centro da calçola. Ela era chamada de “crotchless underpants”.

Por cima dessas duas peças, as mulheres usavam o espartilho. Essa foto acima mostra uma mulher do Século XIX usando apenas roupas íntimas, com meia preta de seda e sapato. As meias pretas eram muito comuns, algumas inclusive bordadas.

O site The Lingerie Addict tem um monte de modelos de lingerie da era vitoriana para conhecermos melhor os modelitos ousados e escandalosos da época!!

Era isso que eu tinha para mostrar hoje, pessoal. Não deixem de acompanhar A Sobrinha do Marquês no Wattpad! Postagens diárias.

Deixe uma resposta

Fechar Menu