Vamos à praia?

Vamos à praia?

Compartilhe!

Quando escrevo, algumas cenas são fundamentais para meus personagens. Eu adoro levá-los à praia. Na série Amores em Kent, as propriedades ficam próximas ao litoral, então temos cena de passeio na praia no livro 1, Um Duque para Chamar de Meu e agora no livro 3, A Sobrinha do Marquês.

Para maior fidelidade nas descrições, não procurei apenas informações sobre o litoral de Kent, que era considerado “milagroso” na era vitoriana. Os banhos de mar curavam algumas doenças, na crença dos vitorianos. Mas eu acredito que, na verdade, o clima mais ameno e a pureza do ar faziam bem para quem sofria de doenças respiratórias. Em Londres havia muita fumaça e sujeira, e as fábricas também poluíam bastante. Hoje sabemos que isso faz muito mal para asma e causa muitas alergias.

Eu fui atrás das roupas de banho dos vitorianos! Claro que eles não usavam maiô ou sunga, não é mesmo? Se as mulheres sequer podiam mostrar os tornozelos, como elas faziam para tomar banho de mar? Com roupas muito intrigantes, devo confessar. Eram peças mais leves, com saias mais curtas e menos camadas de tecido. Algumas exibiam bastante do corpo da mulher, imagino que isso deixava os homens loucos!

Notem que elas usavam meias e sapatilhas, mesmo na areia da praia. Mas esses modelitos são bem ousados, não acham?

A roupa dos homens também era pudica. Eles usavam calças curtas ou macacões, mas sempre com o torso coberto. Afinal, não podia ficar sem camisa na frente das damas, não é mesmo?

Esse trio combinando está muito lindo. Não sei a origem dessa foto, peguei no banco de imagens do google. Mas adorei o vestuário.

Mais um trio posando, com roupas que mostravam a moda no final da era vitoriana e início da era edwardiana (até 1910). Não importava se estavam na areia ou no mar, as roupas tentavam esconder o máximo os corpos, principalmente o feminino, e não perdiam o senso extremo de moda. Vejam na galeria abaixo como eram estilosas as mulheres vitorianas na praia!

A maioria das mulheres usava golas bem elaboradas para não exibir muito do colo e deixá-las mais decentes e confortáveis. As meias eram grossas, e por vezes escuras, para protegê-las também dos olhares dos homens.

Obrigada ao site Vitoriana por fornecer não apenas as imagens mais legais, mas também por explicar um pouco da vestimenta

Deixe uma resposta

Fechar Menu